A notícia vem na edição de hoje do jornal “i”. Confrontado, Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) considera a hipotética decisão mais política do que financeira.
Governo considerará urgente privatizar a TAP. De acordo com o jornal “i”, o Executivo acredita que a transportadora aérea nacional não resistirá a uma nova crise.
Vem tudo numa carta datada de 20 de Julho, na qual o Ministério das Obras Públicas, em resposta a um pedido de esclarecimento do Bloco de Esquerda, explica a urgência de recapitalizar a empresa antes que surja uma nova crise, seja na procura (como em 2009), seja no preço do petróleo (como em 2008).
Mas a privatização não poderá acontecer com défice, até porque, diz o ministro António Mendonça, não faz ideia de quanto irá encaixar com a venda.
Contactado pela Renascença, o Ministério das Obras Públicas não quis fazer qualquer comentário a este assunto.
Reacção diferente tem o SITAVA (Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos), para quem a intenção de privatizar a transportadora aérea portuguesa é meramente política.
Privatizar a TAP é errado, defende SITAVA
“A empresa TAP passou de 30 e pouco aviões para 70 aviões. Teve, portanto, de fazer um investimento enorme e tem um custo de dívida bastante elevado. O que era necessário, talvez, era um reforço do capital, mas o Estado vem dizendo que não pode. Se compararmos com o BPN, aí já não houve problemas nenhuns e houve logo quatro mil milhões para resolver o problema da banca”, critica o presidente do SITAVA, Vítor Mesquita.
“São opções políticas que em cada momento os Governos fazem, mas achamos errado privatizar a TAP porque é uma empresa com grande potencial para o desenvolvimento da aviação e que contribui muito para economia do país”, defende.
Fonte: RR.pt
Um comentário:
Mais uma tentativa "fantastica", aliás não param de tentar, perguntem aos Portugueses quanto é que a TAP representa para o PIB, directa e indirectamente, perguntem aos Portugueses o quanto é que a TAP (SGPS) representa directa e indirectamente nas contas da ANA Aeroportos, a tal que dá milhões de lucros e querem privatizar também, perguntem isto tudo. Se os Portugueses não souberem, e não sabem, há que forçar a verdade para que se saiba. "Hipotéticamente" a TAP sustenta em mais de 65% (pensamentos meus)a facturação dos Aeroportos nacionais, assim gosto particularmente dos seguintes trechos da notícia, "...está numa situação frágil e corre o risco de ser arrastada para um cenário de ruptura financeira, caso haja uma subida acentuada dos preços dos combustíveis ou uma nova crise no sector.(http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Governo+quer+avancar+com+urgencia+com+privatizacao+da+TAP.htm)". Combustíveis? Bem será que a tutela já deu ordem para fazer a tal fixação do preço dos combustíveis (edge), ou estará interessada no "black hole" no reviver da ultima crise provocada pela especulação, associada à mostruosa compra da VEM. Dá que pensar na objectividade de tudo isto, basta mesmo só ir lendo as notícias na net, fazendo buscas ao fim de semana com palavras chave. Para finalizar tenho apreciado muito a "relação" entre o I e a TAP, é soberba .
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