A Trip Linhas Aéreas quer transformar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, em seu principal ponto de conexão no País. Hoje a empresa anunciou duas novas rotas - para Manaus e Porto Velho, sem escalas - que começam a operar no terminal. A companhia aposta no crescimento da aviação regional no Brasil e projeta aumento da receita de R$ 785 milhões este ano para R$ 1,3 bilhão em 2011, principalmente com o incremento da demanda.
O diretor de marketing e vendas das Trip, Evaristo Mascarenhas de Paula, afirma que aproximadamente 20% desta receita vêm de Minas Gerais, onde estão 12 de seus 81 destinos, a maior concentração de cidades atendidas pela companhia.
Mascarenhas assume que não há mercado específico da capital mineira para Manaus, por exemplo, mas Confins se torna uma opção às cidades que hoje concentram as principais conexões do País. "Começa a se consolidar um hub diferente do Distrito Federal e São Paulo, que já estão muito cheios. E não têm como crescer", avalia.
Mas para transformar o aeroporto de Confins em seu hub nacional, a empresa enfrenta um problema que não atinge apenas a Trip: falta de investimentos públicos. Em 2005, quando mais de 100 voos foram transferidos do Aeroporto da Pampulha, na capital mineira, para Confins, o terminal saltou de uma média de 400 mil passageiros por ano para 5,6 milhões em 2009 e já opera no limite da capacidade em horários de pico.
"(Confins) ainda precisa de ampliação, mas estamos vendo iniciativas do governo do Estado e da Infraero", observa o executivo. Ele se referia à promessa de investimento em 2011 de R$ 217 milhões por parte do governo federal na ampliação e modernização da atual estrutura, além da construção de um novo terminal antes da Copa do Mundo de 2014.
Fonte: Estadão
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