Graças ao acordo de céus abertos fechado entre Brasil e Estados Unidos na última sexta-feira, o Rio terá mais 14 voos semanais de empresas brasileiras para aquele país a partir de outubro de 2011, e outros 14 de companhias americanas para a cidade. A mesma política será aplicada aos demais estados brasileiros, com exceção de São Paulo. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) restringiu novos voos para São Paulo em razão dos gargalos nos aeroportos paulistas.Em outubro de 2012, serão mais 14 do Rio para os EUA, e vice-versa, bem como para os demais estados. Em 2013 e 2014, o número de frequências muda: serão 14 Rio-EUA (e vice-versa), 21 para os demais estados e 14 para São Paulo, desde que os aeroportos paulistas elevem sua capacidade.
Pelo acordo, o número de frequências (voos de ida e volta) entre os dois países será gradativamente ampliado até 2015. A partir dessa data, não haverá mais limites para o tráfego aéreo entre as duas nações, concretizando a chamada política de céus abertos.
O acordo foi assinado pela Anac e pelo Departamento de Transportes dos EUA. Para entrar em vigor, porém, ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional e pelo Ministério das Relações Exteriores. Os EUA serão o 11º país com quem o Brasil terá acordo de céus abertos.
A ideia é aumentar a oferta de voos, beneficiando o consumidor com preços menores e maior disponibilidade de horários e destinos. Hoje, há voos diretos entre sete cidades brasileiras e 11 americanas. Em 2009, 2,76 milhões de passageiros foram transportados nesses trajetos, colocando os EUA na liderança entre os destinos mais procurados por turistas brasileiros.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário