28.2.11

A aviação civil brasileira no debate sobre a mudança do clima

Aos interessados na Temática Ambiental...(e aviação).


Título do Artigo:
A aviação civil brasileira no debate sobre a mudança do clima

Autores:
Jorge A. Silveira, Rafael Matera, Daniel Nicolato, Luiz Brettas, Fábio Magalhães e Alexandre Filizola.

Resumo:
As metas da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para a mitigação dos efeitos adversos da aviação civil internacional na transição climática são apresentadas e discutidas, no contexto das negociações da Convenção Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima (UNFCCC). São apresentados resultados do Inventário Nacional das Emissões de Gases de Efeito Estufa da Aviação Civil brasileira, que mostram que as emissões de CO2 têm crescido, acompanhando o comportamento do tráfego. Por outro lado, a eficiência energética (fuel efficiency), medida pelo consumo de combustível por tonelada-km equivalente aumentou, sem o que a quantidade CO2 emitida seria ainda maior. Incrementos na capacidade média e a pouca idade das aeronaves contribuíram para a melhora na eficiência da nossa aviação. Finalmente, discutem-se os aspectos ambientais da Política Nacional de Aviação Civil vis-à-vis os objetivos da OACI nesta área.

Link:

14 comentários:

Anônimo disse...

Verdade, o "clima" na Aviação Civil não é de "Céu de Brigadeiro" (CAVOK), vide a saída de Solange da ANAC, presidência da INFRAERO "tapa-buraco", os aeroportos defasados, obras inacabadas, o que vemos são CB`s à vista, ITCZ ativada , CAT , Wind Shear, Fog, no TAF , o prognóstico não é nada bom, aguardemos o desenrolar dos fatos.

Unknown disse...

Estou acompanhando este debate. Pesquisei e vi que a ANAC e a INFRAERO não tem controle sobre a distribuicao dos SLOTS. Que estes sao controlados pelas empresas aéreas ,de acordo com seus interesses e melhor conveniencia , não levando em conta a infraestrutura ideal dos aeroportos . Não seria o caso de mudar este modelo? Alguem sabe como esta distribuicao e realizada nos EUA e nos principais paises da Europa?
Roberto J Pereira

Anônimo disse...

é Roberto. Você tem toda razão. Os SLOTS são escolhidos pelas aéreas, e a ANAC E InfraerO aceitam SIMPLESMENTE PQ NÃO SABEM AS VERDADEIRAS HORA PICO DOS AEROPORTOS, ALÍAS , A INFRAERO NÃO SABE NEM QUANTOS APARELHOS AMBULIFT tem em condições de uso. Vide o caso hoje nos jornais da Deputada cadeirante Mara Gabrilli, no aeroporto de Guarulhos.é uma vergonha

Anônimo disse...

Onde está o controle das normas de acessibilidade nos aerportos?
A deputada poderia exigir que a Câmara Federal pressionasse o governo a cumprir estas normas....

Anônimo disse...

que vergonha é este país ...
Ainda bem que foi com uma Deputada , só assim o Congresso vai toma providências.......
A Acessibilidade tinha que ser prioridade neste país , assim como a educação e saúde pública....

Anônimo disse...

Sempre soubemos que falta gestão preventiva na INFRAERO mas agora , até a ANAC está nas mãos das aereas?

Anônimo disse...

A ANAC NÃO TEM NENHUM CONTROLE PREVENTIVO DOS PLANOS FUTUROS DAS EMPRESAS AEREAS, ESPECIALMENTE RELATIVOS AOS FUNCIONÁRIOS .....

Anônimo disse...

acho qvc está engando ..a ANAC tem controle de todos os movimentos das aereas....

Anônimo disse...

ah aha ha ah aha ha aha

vc , no mínimo , deve ser funcionario de alguma aérea... vê se cresce meu irmão... a ANAC não sabe nada ..é manipulada totalmente pelas em´presas....

Anônimo disse...

Não HÁ nenhuma duvida que o problema da INFRAERO é a total falta de um sistema de controle integrado e em tempo real de todas as questões relevantes da infraestrutura dos aeroportos. Talvez, agora que o presidente nomeado seja da area de tecnologia da informação, ele tire a INFRAERO DESTE MARASMO que é a falta de informações atualizadas e confiantes.
olha a copa aí e logo após as olimpíadas.....

Anônimo disse...

não é só a INFRAERO QUE NÃO TEM INFORMAÇÃO ATUALIZADA....
A ANAC TAMBÉM SÓ AGE REATIVAMENTE NA QUESTÕES COM AS AÉREAS , POIS NÃO TEM AS INFORMAÇÕES DOS PLANEJAMENTOS DAS EMPRESAS....QUE VERGONHA....

Anônimo disse...

E O NOVO PRESIDENTE dR. gUSTAVO QUE VEIO DA AREA BANCÁRIA.. O QUE SERÁ QUE ELE ENTENDE DE AEROPORTOS/
VAMOS VER......

Anônimo disse...

quando é que a infraero não vai deixar as aereas controlarem os slots?
a anac não faz nada e o descontrole é total .......
olha a copa aí gente.....

Anônimo disse...

O Q O NOVO PRESIDENTE DA infraero JÁ FEZ PARA MELHORAR A GESTÃO DA EMPRESA?
SE ELE QUIZER SABER COMO ESTÁ O ESTADO DE UMA PISTA DE UM AEROPORTO ,TEM QUE LIGAR PARA O SUPERINTENDENTE DO AEROPORTO E PERGUNTAR COMO ESTÁ .. E A anac nada faz para controlar isto e informatizar as informações?
q vergonha .....