3.2.11

TAM terá celular a bordo em 26 aviões

A TAM decidiu ampliar para 26 aeronaves Airbus a implantação do sistema que permite o uso de celular para voz e dados a bordo. 

O serviço, lançado como teste em outubro em apenas um avião, o A321, foi aprovado pela companhia aérea, que avaliou o funcionamento no país, segundo o jornal Valor Econômico. 

"A tecnologia funcionou bem, ficou estável, sem intermitência", disse ao jornal a diretora de marketing da TAM, Manoela Amaro. 

A aeronave testada faz a rota entre Recife, Natal, Fortaleza, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. Com a expansão, serão incluídas 11 aeronaves A319, que fazem a rota São Paulo, Rio, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre; nove A320 e seis A321, com abrangência nacional. 

2º semestre 

O sistema estará disponível a partir do segundo semestre e cada avião precisa ficar parado durante uma semana para a instalação. 

Até oito passageiros podem fazer ligações ao mesmo tempo, mas não há restrições para a web. 

Assim que a aeronave atingir 4 mil metros de altura, os aparelhos passarão a funcionar em roaming internacional. O uso será cobrado do passageiro pela operadora.

Fonte: Destak

Um comentário:

Mario Pinho disse...

Eu, particularmente, acho que não deveria ser usado celular a bordo. Dados (internet) tudo bem, mas telenone, de jeito nenhum. Não por uma questão de segurança, mas, sim, pela falta de "desconfiômetro" de certos passageiros, que vão ficar tagarelando, fazendo reunião a bordo e enchendo o sado de todo mundo que vai ter que ficar ouvindo as baboseiras alheias.
Certamente o cara pode esperar por uma ou duas horas e ligar seu celular quando encerrar o vôo.
Uma lástima isso.
Abraços,
Mário Pinho