14.4.11

Aeroporto de Congonhas completa 75 anos de funcionamento

O Aeroporto de São Paulo/Congonhas completa neste mês 75 anos de atividades. Segundo maior aeroporto em movimentação de passageiros (atrás apenas de Guarulhos), Congonhas cresceu juntamente com a cidade de São Paulo. 

Nesse ínterim, recebeu uma série de investimentos que o fizeram acompanhar o crescimento de uma demanda em constante expansão. Atualmente, a Infraero está empenhada na construção da nova torre de controle orçada em R$ 14,8 milhões. Com 40 metros de altura, a nova torre garantirá aos controladores de voo maior visibilidade do sistema de pistas e pátio, conferindo maior segurança às operações de pouso e decolagem. 

A obra tem conclusão prevista ainda para o primeiro semestre de 2011. O aeroporto possui duas pistas para pousos e decolagens, com movimentação diária de 43 mil passageiros e capacidade anual para 17,1 milhões. O terminal de passageiros possui 81 balcões de check-in, 10 elevadores, oito escadas rolantes, cinco esteiras de restituição de bagagens, além de 65 opções de lojas e serviços. Os usuários contam ainda com um edifício garagem com mais de três mil vagas para estacionamento de veículos.

Fonte: Revista Flap

Um comentário:

Igor Rafailov disse...

Aeroporto de Congonhas, Autódromo de Interlagos e Avenida Washington Luiz tem algo em comum que a história não deveria apagar. Foram as primeiras PPP - Parcerias Publico Privadas do Brasil.
Foram construidas pela mesma empresa construtora nos anos 40. Para ir de transporte individual nos anos 40 de Santo Amaro até o Centro tinha duas opções: Enfrentar o lamaçal da Av Santo Amaro, ou pagar pedágios e ir pela Av Washington Luiz já pavimentada. Um pedágio estava na Av Washington Luiz, quase com a Av Sabará.
PPPs em aeroportos, já não é mais novidade, foi apenas esquecida.