11.7.11

O periscópio invertido

Por: marceloambrosio


Alguém já parou para prestar atenção naquele ícone que a gente acompanha na tela durante o voo, que mostra a nossa localização em relação à rota. Para falar a verdade, eu nunca olho aquilo, porque sempre me dá a impressão de que vou voar muito mais do que pretendo. Na verdade, as companhias que não investem nesse tipo de comunicação - é uma informação importante aos passageiros saber a quanto tempo estamos do destino, quanto já voamos, a velocidade, etc. - estão perdendo um filão bom para ganhar mais dinheiro. 

Nos EUA, já descobriram isso. Agora, as companhias elétricas estão comprando um aplicativo e instalando em seus aviões que transformam uma tela quase estática e sem atrativos em uma ferramenta de comunicação dinâmica. O Window Seat - o nome do programa - baixa automaticamente para os assentos da cabine todo o plano de voo que o cockpit aprovou antes da decolagem e que deverá ser cumprido. Em cima dessas informações, vai acrescentando dados e telas que tornam a exibição do ponto de rota exato algo bem mais rico e interessante. Assim, se estivermos voando sobre determinado ponto - a represa de Três Marias, por exemplo, citando um feature que via sempre quando voava para Brasília - ele será mostrado na tela replicando um mapa do Google - ou seja, você pode ve-lo inserido na topografia original e de um ângulo impossível se quiser observar apenas pela janela. 

Além disso, a informação é enriquecida com dados históricos e outros itens que são acrescentados pela companhia antes do voo começar, na plataforma do programa. Justamente essas telas de informação é que podem ser vendidas também como parte de material publicitário. É mais uma chance de melhorar a rentabilidade sem mexer muito nos custos. Em uma breve conversa em Toulouse, certa vez, Sir Richard Branson, o CEO da Virgin, me disse que mais importante do que lucrar com a venda das passagens é ganhar dinheiro com outras coisas dentro do avião, não necessariamente relacionadas ao voo. No caso dele, queria usar os seus A380 como cassinos de luxo voadores...

Fonte: Blog SLOT

Nenhum comentário: