A ampliação e reforma dos aeroportos da Copa emperrou em 2011. Até o final de junho, somente R$ 262,1 milhões dos R$ 2,2 bilhões em investimentos previstos para este ano se converteram em obras. Os dados são do portal "Contas Abertas".
O valor corresponde a somente 11,8% do orçamento elaborado pelo Ministério do Planejamento. Um desempenho semelhante ao do ano passado, quando a Infraero, estatal responsável pelos principais aeroportos do país, conseguiu aplicar 11,4% dos recursos que tinha à disposição.
A diferença é que a dotação de 2011 é maior, com previsão R$ 482,5 milhões extras em investimentos. Mas a conversão dos recursos em melhorias na infraestrutura aérea cresceu apenas R$ 65,2 milhões em comparação com 2010.
A Infraero prevê 26 obras em 13 aeroportos do país até 2014. Destas, apenas sete estão em andamento. Segundo cronogramas divulgados pela estatal no ano passado, 16 intervenções foram adiadas e apresentam atraso médio de 20 meses.
As obras nos terminais da Copa estão estimadas em R$ 5,6 bilhões, sendo que R$ 5,2 bilhões estão sob a responsabilidade da Infraero e R$ 408 milhões serão investidos pela iniciativa privada nas obras de São Gonçalo Amarante, no Rio Grande do Norte.
Concessão
Entre os aeroportos da Copa, o potiguar foi o primeiro a ser entregue para a iniciativa privada sob o modelo de concessão. Os aeroportos de Viracopos (Campinas-SP), Cumbica (São Paulo) e Brasília passarão pelo mesmo processo.
Os editais das concessões devem ser lançados no dia 7 de novembro. O leilão está previsto para o dia dia 22 de dezembro.
Fonte: Jornal de Turismo
2 comentários:
A maioria das pessoas que lá se aboletaram , nada entendem de aviação, de operações aéreas , gostam de administrar lojinhas, boutiques , cafés, duty-free . Obras ´conclusas até a Copa ,esqueçam!!.
Infrazero investir somente 11,8%,alguma novidade nisto????
Postar um comentário