5.9.11

Fotos do Acidente de Helicóptero no Litoral de SP



Helicóptero explodiu na queda em Maresias, dizem bombeiros








Os corpos do casal Edson Reis e Luciana Reis e do empresário André Bicego Martins foram encontrados carbonizados

A aeronave havia decolado do Campo dos Amarais. Bicego, que pilotava sua própria aeronave, teria feito um contato com a torre na altura da cidade de Jundiaí, também no interior paulista, para informar que a rota havia sito alterada e que pousaria no Guarujá, litoral de São Paulo. Segundo relatos de agentes da Defesa Civil, que conversaram com parentes das vítimas, os ocupantes iriam até o Guarujá ver um barco para comprar. Pouco tempo depois, ainda segundo a Defesa Civil, um novo contato teria sido feito. Desta vez, Martins teria perguntado à torre se existia um local para pousar na região de Maresias, pois enfrentava mau tempo. 

Segundo a Defesa Civil, o piloto pode ter perdido o controle da aeronave. "A frente fria chegou muito rápida e pode ter surpreendido o piloto. Não deu tempo de ele encontrar o heliponto, possivelmente devido à intensa neblina e ventos que chegaram a 60 km/h", explica o agente da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos. Para o chefe do órgão, Emerson Alonso, o vento pode ter jogado o aparelho contra duas árvores, de cerca de seis metros cada uma. 

A Defesa Civil de São Sebastião chegou ao local da queda hoje pela manhã, a 200 metros acima do nível do mar, após relatos de moradores que afirmaram ter visto o helicóptero sobrevoando baixo e em seguida ouvido um estrondo na manhã da última terça-feira. A FAB, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Ambiental iniciaram as buscas no mesmo dia, mas elas tiveram de ser suspensas devido ao mau tempo. "Ele (o helicóptero) deu duas voltas por cima da mata e desapareceu na neblina", relata o repórter-fotográfico João Bressa. Um mateiro localizou os destroços às 8h10 de hoje. 

O capitão Danilo Godoy, do Corpo de Bombeiros, afirmou que os destroços, assim como os corpos, estavam espalhados em um raio de 100m². O local da queda, de mata fechada e de difícil acesso, está situado a cerca de 3,5 quilômetros da rodovia Rio-Santos e a menos de 1,5 quilômetro do heliponto de Maresias. "Os corpos estavam irreconhecíveis devido à explosão do helicóptero", disse o capitão dos Bombeiros. 

Parentes e amigos das vítimas acompanharam as buscas durante todo o dia. Ninguém quis falar com a imprensa. Apesar de a aeronave ter sido localizada às 8h10, policiais do Instituto de Criminalística (IC) chegaram ao local sete horas depois. Elas estariam em uma ocorrência em Ubatuba, a 110 quilômetros do local da queda. 

Vários acidentes aéreos, principalmente com helicópteros, já foram registrados na região de Maresias. O de maior repercussão aconteceu em julho de 2001, quando o helicóptero em que viajaram o empresário João Paulo Diniz, herdeiro do Grupo Pão de Açúcar, e sua então namorada, a modelo Fernanda Vogel, caiu no mar também devido a uma tempestade. Fernanda e o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro morreram. Diniz e o co-piloto Luiz Roberto de Araújo Cintra nadaram até a praia e se salvaram. Três anos depois, o inquérito que investigou o acidente foi arquivado e ninguém foi responsabilizado pelo acidente.

Fonte: IG
Fotos: IG, Globo, G1 e uol.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hoje o cidadão é dono de um helicóptero, faz PP e se julga piloto, parte com a aeronave prá dentro de uma zona frontal (frente fria) atuante na região do vôo, não dá a devida importância à segurança de vôo, análise de cartas , Metar, TAF , Ventos em Altitude, e por último não sabe navegar IFR, desorientação espacial visivel, levando à morte todos os ocupantes. Tudo muito triste.

JUNIOR disse...

MACHÃO POSTAR COMO ANONIMO HEIN!! PALHAÇO NUM FALA O Q NUM SABE, OTARIO.

Christiano disse...

Fazer julgamento sem prova é no mínimo temerário e não condiz com o que deve ter aprendido em seu curso de piloto. André era um piloto muito experiente, mas acima de tudo um ser humano que jamais teria agido como você, atribuindo culpabilidade sem conhecer a fundo os fatos. Já que se julga tão bom assim, porque não é perito da aeronáutica? Eles sem dúvida precisam de seus "achismos" para basear as investigações. De qualquer forma, peço respeito a sua memória e desejo, do fundo do coração, que Deus sempre te proteja e que nunca lhe aconteça o mesmo!