12.3.13

Transporte aéreo de cargas cresce no mundo


A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, sigla em inglês) divulgou as estatísticas de janeiro de 2013 para a demanda de frete aéreo global. O números mostram estabilização dos mercados de frete aéreo, seguindo a tendência de crescimento verificada no fim de 2012. Comparado ao ano anterior, a demanda de frete aéreo esteve aparentemente muito forte, com crescimento de 5%. No entanto, o crescimento foi excepcional, causado pelo Ano Novo Chinês, que caiu em fevereiro deste ano, o que distorce as comparações anuais, pois muitas fábricas asiáticas fecharam e o feriado no ano passado caiu em janeiro. Comparado ao nível de Freight Tonne Kilometers (FTK) em dezembro, os volumes de frete aéreo em janeiro foram 0,9% menores. Ano após ano, a capacidade expandiu em 2,1% e o fator de carregamento global ficou em 41,9%.

- Os negócios dos fretes aéreos mostram sinais encorajadores. Mas ainda é cedo para excesso de otimismo. Enquanto a queda parou, o montante de volumes ainda se encontra abaixo dos níveis de 2010 e 2011. Fatores de carregamento estão baixos. E a economia global se mostra frágil. Nossa previsão continua a apontar modesto crescimento de demanda, de 1,4%. Mas com os fatores de carregamento fracos, os rendimentos continuarão sob grave pressão de baixa - disse Tony Tyler, diretor-geral e CEO da Iata.

Empresas da Ásia-Pacífico, que representam 39,2% do total do transporte aéreo de carga, viram crescimento da demanda ano após ano de 7,1%, enquanto a capacidade caiu para 0,4%. Ajustando para os efeitos do Ano Novo Chinês, estima-se que as empresas da região tiveram crescimento de demanda de aproximadamente 3,0%. As companhias aéreas da região capturaram cerca de 60% do crescimento em volumes de FTK vistos em janeiro, comparando-se a outubro. Isso foi ocasionado pela aceleração da economia chinesa e com as economias dependentes da exportação, como Coréia do Sul e Taipei, vivendo uma demanda global mais forte.

Na América do Norte, empresas aéreas registraram crescimento modesto de 0,6% comparado a janeiro de 2012, enquanto a capacidade foi cortada para 1,0%. Consumidores dos EUA parecem estar mais otimistas a respeito da progressão de sua economia, e as empresas áreas norte-americanas contribuíram em 15% do crescimento global do FTK de janeiro, comparado a outubro.

Empresas aéreas da Europa região reportaram crescimento de demanda de 1,2% ano após ano, que foi a metade do crescimento de 2,4% em capacidade. A persistente fraqueza econômica na Zona do Euro, que é um grande mercado para fretes aéreos de bens de consumo, está atrapalhando o crescimento do comércio mundial e limitará o crescimento do volume de fretes aéreos em 2013.

Empresas do Oriente Médio da região continuam a ser as que têm o maior e mais rápido crescimento, reportando um aumento na demanda de 16,3% ao longo de janeiro de 2012. Isso foi mais que a capacidade de expansão de 12,4%. As empresas aéreas da região continuam a se beneficiar da rota e da capacidade de expansão de economias de rápido crescimento no oeste da África e na Ásia.

Na América Latina, as empresas da região foram as únicas a reportar queda na demanda, com decrescimento de 1,6% no ano anterior. Isso foi contra um crescimento de capacidade de 10,2%. Empresas aéreas latino-americanas têm adicionado capacidade de frete aéreo para aproveitar as oportunidades e um crescimento de mercado sólido em muitas economias regionais. Esse potencial também está atraindo empresas aéreas de outras partes do mundo, o que leva a concorrência muito rígida.

Empresas aéreas africanas reportaram um crescimento de demanda de 3,7%, enquanto a capacidade expandiu 13,9%. As empresas da região se beneficiaram de um crescimento econômico forte, particularmente no oeste da África.

Fonte: Monitor Digital

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