15.4.13

Gol irá pagar bônus para pilotos que economizarem combustível



A Gol traçou uma estratégia para tentar reduzir o prejuízo de R$ 1,5 bilhão registrado no ano passado. Segundo o jornal Folha de S.Paulo desta segunda-feira, a companhia aérea irá pagar um bônus salarial para pilotos e comissários de bordo que economizarem combustível nos voos. Para a Gol, as metas de economia não pões em risco a segurança, afirma Adalberto Bogsan, vice-presidente técnico da empresa. A companhia afirmou que, entre economia e segurança, a prioridade será sempre a segurança.

De acordo com a publicação, entre os especialistas não há consenso sobre a medida, já que ela poderia abrir um precedente que poderia levar um piloto a tomar decisões baseadas não apenas na segurança, como também no que iria ganhar caso conseguisse poupar combustível. Porém, para a Gol, a iniciativa só saiu do papel pois houve estudo de que a medida não causava riscos aos passageiros. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirma que não há riscos se todos os procedimentos de segurança forem seguidos.

Fonte: Terra

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma pergunta: o comandante vai autorizar a entrada de carga extra se a mesma implicará em consumo maior de combustível? Complicada essa análise!!!

joseluizdacosta@bol.com.br disse...

O comandante vai saber se economizou, no fim do mês. A GOL está certa, mas tenhos operações padrão dos controladores aqui no Afonso Pena e em Porto Alegre, já pensou nos outros aeroportos, isto sem falar nas pistas, em rotas. Para mim 10% do combustível é perdido no Brasil.