6.5.15

Aeroporto da China será maior TEPAX do mundo


Inspirado nas tradições e símbolos arquitetônicos chineses, terminal do Aeroporto Internacional Daxing terá área total de 700 mil metros quadrados


O terminal do Aeroporto Internacional Daxing será uma estrutura curvilínea com cerca de cinco quilômetros de comprimento

Governos e administradores dos principais aeroportos do planeta compreenderam que, há muito, seus terminais deixaram de ser simples áreas onde o passageiro espera o seu voo, para se transformarem em uma atração à parte, capaz de conferir ao mesmo lazer e entretenimento. Por esta razão, o investimento no setor de aviação aumenta em progressão geométrica, com resultados que já podem ser observados, como a construção de um novo terminal no Aeroporto Changi com direito a cachoeira, aeroportos que contam com "cápsulas de sono" para aumentar o bem-estar do passageiro, além de áreas de compras cada vez maiores e melhores.

Pensando desta forma, os designers de aeroportos da ADP Ingénierie, subsidiária da Aéroports de Paris e líder mundial no setor, em colaboração com os arquitetos da Zaha Hadid, estão projetando aquele que pretende ser o maior terminal de aeroporto já criado, em plena cidade de Pequim. Trata-se do Terminal 1 do novo Aeroporto Internacional Daxing.


O interior do Aeroporto Internacional Daxing é formado por vários ambientes amplos

Pelos planos até agora apresentados, a ideia é construir uma edificação cuja área interna seja de aproximadamente 700 mil metros quadrados, o dobro do Terminal 5, o maior e mais moderno do Aeroporto Heathrow, em Londres. A estimativa inicial é de que um total de 45 milhões de passageiros utilizem as suas dependências anualmente (com expansão para 72 milhões). Além disso, está previsto um espaço físico de 80 mil metros quadrados para os transportes terrestres que o alimentarão.

A planta do prédio merece todos os elogios. Seu desenho, moderno e excitante, mostra um eixo central enorme, a partir do qual se estendem seis braços para direções diferentes. O que torna o projeto ainda mais estimulante é a afirmação da Zaha Hadid de que, apesar do tamanho do terminal, sua disposição será capaz de reduzir significativamente o tempo de transferência entre as diversas partes do aeroporto.

O aeroporto ficará a cerca de 60 quilômetros de Pequim e promete atender 45 milhões de passageiros ao ano

As obras já começaram e devem ser concluídas no segundo semestre de 2018. O complexo ficará 60 quilômetros ao sul do centro de Pequim e será o segundo aeroporto internacional da capital chinesa. O primeiro foi o Aeroporto Internacional de Pequim, inaugurado em 2008, para os Jogos Olímpicos, e que é hoje o segundo mais movimentado do mundo, recebendo 86 milhões de passageiros por ano, somente menos que o Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson.

Segundo a ADP Ingénierie, a estrutura será eficiente, flexível, sustentável, abrigará múltiplos espaços, livres de colunas, que poderão ser ocupados pelo público. Em seu epicentro ficará um grande pátio e em seu entorno estão previstas zonas de lazer, lojas comerciais e áreas que oferecerão serviços úteis.

Fonte: Pureviagem

Nenhum comentário: