7.5.15

Ministro da Aviação diz que Aeroporto de Navegantes poderá ser entregue à iniciativa privada

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Elizeu Padilha, informou na manhã desta quarta-feira ao senador Paulo Bauer (PSDB) que a concessão do Aeroporto Internacional de Navegantes à iniciativa privada pode acontecer.

Durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Bauer questionou Padilha sobre a viabilidade de incluir Navegantes no programa de concessão já confirmado para os aeroportos de Florianópolis, Porto Alegre e Salvador. O ministro relatou que sua pasta já sabe do interesse de um grupo local que teria interesse em assumir a gestão do Aeroporto Ministro Victor Konder.

Com 1,3 milhão de passageiros em 2014, quando bateu recorde histórico, o Aeroporto de Navegantes tem, na opinião do senador, movimento suficiente para receber mais investimentos.

O ministro não informou qual seria o grupo com interesse no aeroporto.

Novela antiga

Não ficou claro se a possível entrega à iniciativa privada vai ocorrer antes ou após as prometidas obras de ampliação, que esperam há duas décadas para sair do papel. 70% da área já foi indenizada mas ainda não foi transferida oficialmente pelo município à Infraero. Os outros 30% esbarram na falta de recursos da Infraero.

Em janeiro o prefeito Roberto Carlos decidiu não renovar os decretos que declaravam de utilidade pública a área de interesse da Infraero que ainda precisa ser indenizada. Sem os documentos, os proprietários ficam autorizados a fazerem uso das áreas da forma que bem entenderem.

A diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica da Infraero em Brasília enviou um ofício a Roberto Carlos afirmando que a indisponibilidade das áreas inviabilizará a expansão do aeroporto. O prefeito insiste que não há previsão legal para prorrogação dos decretos.

Fonte: Clicrbs

Nenhum comentário: