21.9.15

OS PEQUENOS TAMBÉM VOAM (por Dr. André Soutelino)

por  Dr. André Soutelino (21.09.2015) *

Na sociedade de conhecimento em que vivemos,  o capital humano tende a promover uma melhor integração  da sociedade ao compartilhar recursos que possam ser utilizados por todos tanto no ponto de vista econômico quanto no social.  Logo, o investimento em crianças pode trazer rendimentos no futuro ao promover cidadãos mais participativos em busca de uma sociedade mais justa.  

Com o advento das redes sociais, da tecnologia e da popularização da internet, o público infantil vem ganhando espaço neste novo tipo de mídia.  Além disso, o aumento da competição vem modificando as estratégias de negócio de algumas empresas, pois passaram a investir no público infantil visando, por exemplo, garantir a fidelidade dos pequenos no futuro, agregar valor a marca e a geração de receitas no presente.  Vide as diversas animações exibidas nos cinemas e os lucros obtidos com o licenciamento pelas detentoras da marca de algum personagem infantil.  

Em 2014, as produtoras Little Airplane (EUA), FunnyFlux Entertainment (Coreia do Sul), e QianQi Animation (China) criaram um desenho animado chamado Super Wings (exibido na Discovery Kids às 9h e a reprise às 17h35).  Jett é um avião cuja missão é viajar pelo mundo para entregar encomenda as crianças em diferentes lugares do mundo. A estória sempre começa com alguma situação relacionada as operações em um aeroporto ou de tráfego aéreo. Ao receber a sua missão, Jett aprende um cumprimento na língua local do destino.  Durante a missão, Jet sempre conta com a ajuda de seus amigos e mostra algo da cultura do local onde a encomenda será entregue.  




No transporte aéreo, as companhias aéreas e aeroportos veem realizando investimentos em relação ao público infantil.  Estes investimentos são os mais variados, tais como a  criação de personagens ou o aumento do entretenimento.  Não é a toa!  A Emirates, por exemplo, transportou 2,3 milhões de crianças em 2013.  Entretanto, os investimentos junto ao público infantil, pelas companhias aéreas, já ocorrem a décadas. 

Em 1986, a antiga VARIG criou o Variguinho.  Era um personagem com um formato de um Boeing 747 que aos poucos foi ganhando notoriedade com os vídeos institucionais (https://www.youtube.com/watch?v=MThhuBy6RLc), revistas em quadrinhos que eram vendidas nas bancas de jornais e produtos (mochilas, brinquedos, bolas). 





   
A Delta, em 1989,  instituiu  o Dusty.  O personagem era um leão que vinha estampado nas refeições para criança e era o nome do programa de milhagem infantil.  


Geralmente, as companhias aéreas criam algum personagem ou focam no entretenimento a bordo.  Felizmente, a inovação vem ganhando força.  A Etihad e a Gulf Air  instituíram o serviço de babá (Flying Nanny) a bordo de alguns voos de longa duração;  a TAM permitiu, em 2012, que as crianças participassem do serviço de bordo dos seus pais; a El Al tem um palhaço em alguns voos de longa duração para entreter a criançada. Em posição contrária, a Scoot, Malaysia Airlines e a Air Asia X criaram um espaço nos aviões em que as crianças menores de 12 anos são proibidas de entrarem:  “quiet zone” ou “silence zone”.

Nos aeroportos, os espaços exclusivos para crianças estão ganhando força.  Alguns costumam realizar acordos comerciais com alguma marca voltada ao público infantil para criar estes espaços (ex:  Schiphol, Taipei Taoyuan, Munique).   

A criatividade impera nestes espaços nos aeroportos.  Em Chicago O’hare, as crianças podem explorar um avião, a torre de controle e um helicóptero.  Em Calgary, há uma exploração espacial. No Singapore Changi, há um tobogã de três andares. O aeroporto de Munique explora o convívio com outras crianças na área chamada Kinderland, bem como possui um parque infantil com um pequeno campo de golfe e áreas com temas dos quatros continentes ( Europa, Ásia, Américas e África).  Além dos espaços exclusivos, os aeroportos também estão investindo em excursões pelas áreas operacionais do aeroporto e em espaços para celebração de aniversários como ocorre no aeroporto de Zurique.  Recentemente, o aeroporto de Stansted investiu 500.000,00 libras na área chamada “AEROZONE” para encorajar crianças e adolescentes a ingressarem nas carreiras da aviação civil, bem como aumentar o interesse delas por ciência, tecnologia, engenharia e matemática  (https://www.youtube.com/watch?v=pd4KjtTiaYg). 

Além das práticas mencionas, empresas aéreas e aeroportos veem explorando as redes sociais e destinando espaços em seus sites na rede mundial de computadores.  A proprietária do aeroporto de Stansted criou a Fun Zone (http://www.magworld.co.uk/eduweb.nsf/Content/Funzone) ;  a TAM tem um site com jogos e atividades culturais ( http://www.tamkids.com.br/). A KLM e a Lufthansa também possuem sites exclusivos para as crianças com os seus respectivos personagens Bluey, Lu e Cosmo. 

O transporte aéreo é apenas um exemplo de associação é apenas um exemplo para associar 

Referências
http://www.lufthansa.com/us/en/Lufthansa-JetFriends
https://www.youtube.com/playlist?list=PL1oW5GhG9jlJby_q6J6X8UQGEQF8xcMO_
https://www.youtube.com/watch?v=MThhuBy6RLc
http://www.ifd.com.br/publicidade-e-propaganda/forca-dos-personagens-na-construcao-das-marcas-brand-characters/
http://www.familyvacationcritic.com/10-best-kid-friendly-airports/art/
http://www.today.com/news/clowning-around-airlines-expand-fight-entertainment-kids-1D80038568
http://flightchic.com/2014/06/08/emirates-makes-flying-fun-for-kids-and-families/
http://www.minitime.com/trip-tips/Best-Domestic-Airlines-for-Kids-Traveling-Solo-article
http://www.zurich-airport.com/passengers-and-visitors/shopping-and-attractions/excursions-at-the-airport
http://www.zurich-airport.com/passengers-and-visitors/shopping-and-attractions/excursions-at-the-airport/observation-decks#Information here
http://www.zurich-airport.com/passengers-and-visitors/shopping-and-attractions/excursions-at-the-airport/children-s-parties#Learn more
http://www.airport-world.com/features/marketing-communications/3896-marvellous-mascots.html
https://www.etihad.com/pt-br/experience-etihad/family-travel/onboard/
http://marmota.org/blog/por-pouco-variguinho-nao-fica-orfao-de-vez/
http://www.deltamuseum.org/exhibits/delta-history/timeline/decades/1980
http://www.airlinetrends.com/?s=kids
http://www.flyscoot.com/index.php/en/inflight/economy-class.html
http://www.airlinetrends.com/2010/07/16/kids-airline-lounges/
http://blog.sleepinginairports.net/2014/06/25/10-kid-friendly-airports/#.VZkuySFVhsk
http://www.stanstedairport.com/about-us/media-centre/press-releases/stansteds-aerozone-is-cleared-for-take-off-as-youngsters-enjoy-sneak-preview/
http://www.magworld.co.uk/eduweb.nsf/Content/Funzone
http://www.tamkids.com.br/

* - Advogado e mestre em Direito Regulatório. Professor de Direito Empresarial, associado da Modalis Infrastructure Partners desde janeiro de 2015 e sócio do escritório Leite, Maturana e Soutelino Advogados Associados. Vem atuando com aviação desde 1997.  Foi agente de vendas da Transbrasil, agente de aeroportos da VARIG e assessor do Diretoria de Infraestrutura da Agência Nacional de Aviação Civil. 

Nenhum comentário: