8.11.18

Companhia aérea demite tripulantes fotografados no chão de aeroporto esperando voo


 
Na foto, funcionários da Ryanar estão deitados no chão do aeroporto de Málaga Foto: Reprodução/Redes sociais

A companhia aérea irlandesa Ryanair demitiu funcionários que aparecem em um fotografia deitados no chão do aeroporto espanhol de Málaga. A foto, tirada em 14 de outubro, seria uma denúncia de más condições de trabalho da tripulação, versão que foi rechaçada pela empresa de aviação.

Na imagem bastante compartilhada nas redes sociais, os seis funcionários portugueses demitidos aguardavam a retomada do voo no qual viajavam para o Porto, em Portugal, desviado por mal tempo. Os funcionários dizem ter passado a madrugada na sala de espera comum, pois a companhia teria dito que não havia vagas disponíveis nos hotéis da região.

Na versão da Ryanair, os funcionários "passaram um curto período de tempo na sala de espera comum até serem transferidos para uma sala VIP, e voltaram para o Porto no dia seguinte". A empresa assegurou que "ninguém da tripulação dormiu no chão", após ter acesso a imagens das câmeras de segurança da sala. Nelas, os funcionários teriam rapidamente deitado no chão, posado para a foto e levantado em seguida. A companhia afirma que a foto teria sido "montada" pelos funcionários para prejudicar a reputação da empresa.

Sindicatos do setor de aviação em Portugal, entretanto, sustentam a versão dos trabalhadores e afirmam que eles teriam permanecido na sala comum de 1h30 até 6h sem acesso a comida, bebida e assentos, até serem transferidos para a acomodação VIP.

Em setembro, uma greve dos funcionários da Rayanair afetou pelo menos 40 mil passageiros da companhia. A maior empresa de baixo custo europeia vem enfrentando greves sucessivas desde que reconheceu os sindicatos do setor pela primeira vez, em dezembro de 2017, e está sob pressão crescente nas negociações sobre salários e condições de trabalho dos funcionários.

Na época, um ex-funcionário da Ryanair que participava dos protestos no aeroporto de Bruxelas declarou que a os funcionários não recebiam a atenção da empresa e que eram vistos apenas "como números".

— Somos limões prestes a sermos espremidos e jogados fora — disse.

https://extra.globo.com/noticias/mundo/companhia-aerea-demite-tripulantes-fotografados-no-chao-de-aeroporto-esperando-voo-23217663.html

Nenhum comentário: