SÃO PAULO - Um acordo entre a Prefeitura de Campinas, o governo de São Paulo e o Ministério da Defesa deve resultar na privatização de operações de carga e passageiros no Aeroporto de Viracopos, o maior terminal de cargas da América do Sul. De acordo com a EPTV, o acordo foi fechado neste sábado, num encontro entre o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o ministro da Defesa, Nelson Jobim.
A proposta conjunta prevê o uso do sistema de concessão à iniciativa privada, semelhante ao utilizado nas concessões de rodovias do estado de São Paulo. A Infraero ficaria responsável pela gestão pública do aeroporto. O projeto deverá ser apresentado por Serra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Ministério de Defesa já fechou acordo com a Prefeitura de São Paulo para desapropriar uma área de 11 km quadrados ao lado de Viracopos para construção de uma nova pista, que custará R$ 400 milhões. A área não é habitada. A primeira fase da ampliação está prevista para 2010. De acordo com o projeto, Viracopos deve ter quatro pistas até 2030. O terminal de passageiros também deve ser ampliado.
O minitro Nelsom Jobim chegou a afirmar que a ampliação de Viracopos deve ser feita antes da construção de um novo aeroporto na Grande São Paulo.
Líder na movimentação de cargas, Viracopos não tem infra-estrutura suficiente para absorver vôos de passageiros que precisam ser desviados de Congonhas para desafogar o aeroporto.
Situado a 99 km de São Paulo, o aeroporto tem ainda outro problema para se transformar em alternativa ao Internacional de Guarulhos e a Congonhas: apenas as rodovias Bandeirantes e Anhangüera fazem a ligação entre São Paulo e Campinas. A Bandeirantes é considerada a melhor rodovia do país, mas está saturada e tem congestionamentos diários. Pela Anhangüera, o problema é o tráfego intenso de caminhões a qualquer hora do dia. As duas rodovias são ligação entre a capital e toda a área central e norte do estado, além de ser caminho para a região noroeste até o acesso para a Rodovia Washington Luís.
Há projeto antigo para construção de um trem rápido entre São Paulo e Campinas, que ainda não saiu do papel, assim como o projeto de um trem para vencer a Marginal Tietê até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. O trem para atender Campinas poderia ter seu trajeto ampliado a outras áreas do estado.
O Terminal de Cargas tem 81 mil metros quadrados e capacidade para movimentar 720 mil toneladas por ano. Um terço do comércio exterior brasileiro já passa por Viracopos. De acordo com a Infraero, a meta é que em 30 anos Viracopos possa receber de 85 a 90 milhões de passageiros por ano.
Em 2007, passaram pelo aeroporto menos de 1 milhão de passageiros (955 mil pessoas). Ainda de acordo com ele, a Infraero concentrará esforços na ampliação do aeroporto já que o considera tecnicamente a opção mais viável para absorver o futuro tráfego da área terminal de São Paulo.
O investimento para a nova pista de Viracopos, de 3,6 km, é de R$ 350 milhões e está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prazo é de três anos. As desapropriações devem custar cerca de R$ 150 milhões. O processo inclui 88 propriedades rurais e 3.172 lotes urbanos. A primeira etapa do crescimento de Viracopos está prevista para ser concluída em 2015 e, além da construção da pista, prevê a ampliação do sistema de terminal de passageiros.
Fonte: O Globo
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