5.11.08

Embraer fecha 3o tri com prejuízo por câmbio

A Embraer encerrou o terceiro trimestre do ano com um prejuízo líquido de 48,4 milhões de reais pressionado pela valorização do dólar contra o real no período, informou a empresa no final da segunda-feira, reafirmando metas de entregas para o ano.

No mesmo período do ano passado, a companhia havia registrado um lucro líquido de 306 milhões de reais.

"A alta volatilidade da taxa de câmbio ocorrida ao final do mês de setembro de 2008 teve reflexo direto no resultado líquido da Embraer", afirmou a empresa no comunicado.

Enquanto no terceiro trimestre de 2007 a companhia teve receita com variação monetária e cambial, ao final de setembro deste ano a Embraer teve uma despesa de 366,8 milhões de reais. A diferença ocorreu diante da marcação a mercado de posições da companhia em derivativos que geraram perda contábil de 177,8 milhões de reais. Além disso, a empresa teve impacto negativo de variação cambial sobre ativos e passivos em dólares que gerou perda contábil de 189 milhões de reais no terceiro trimestre.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou 356,3 milhões de reais ante 432,8 milhões de reais um ano antes. A margem apresentou recuo de 15,9 para 13,5 por cento. A receita líquida da empresa nos três meses encerrados em setembro somou 2,638 bilhões de reais, ante 2,728 bilhões de reais no mesmo período de 2007.

Em termos de entregas, a companhia despachou 48 jatos, dos quais 37 em aviação comercial, dois do segmento de defesa e governo e nove unidades em aviação executiva. No mesmo período do ano passado, a empresa havia entregue 47 unidades. A Embraer encerrou setembro com 459 pedidos em carteira, e as encomendas firmes somaram recorde de 21,6 bilhões de dólares, alta em relação à carteira de 17,2 bilhões de dólares um ano antes.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: