5.11.08

Jobim anuncia ampliação da pista auxiliar de Congonhas

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o governo federal vai ampliar a pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para que ela fique do tamanho da pista principal. Jobim afirmou que a ampliação é necessária por questões de segurança e não para aumentar o volume de vôos ou de passageiros no aeroporto.

O ministro se encontrou na tarde desta segunda-feira com o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Eles discutiram projetos de melhorias nos principais aeroportos do estado e informaram que a administração de Viracopos, em Campinas, será concedida à iniciativa privada.

A privatização do Aeroporto Internacional de Viracopos , segundo maior terminal de cargas do país, já estava acertada desde março passado, por conta de acordo entre o governador José Serra, a Prefeitura de Campinas e o Ministério da Defesa. Ficou acertada a desapropriação, pelo Ministério da Defesa, de uma área de de 11 km quadrados, ao lado de Viracopos, para construção de uma nova pista, que custará R$ 400 milhões. A primeira fase da ampliação está prevista para 2010. De acordo com o projeto, Viracopos deve ter quatro pistas até 2030. O terminal de passageiros também deve ser ampliado.

Sobre o novo aeroporto , que não tem local definido para ser construído, Jobim afirmou que a licitação deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2009.

Segundo fontes do setor, foram mapeados cinco locais onde poderia ser construído o empreendimento, que ficasse a uma distância máxima de 100 quilômetros do aeroporto de Congonhas. A estimativa inicial é de que seriam necessários investimentos de mais de R$ 5 bilhões na obra do aeroporto. O modelo de concessão está sendo elaborado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo BNDES.

O governador José Serra aproveitou o encontro com Jobim para anunciar para breve a construção de linhas de trem para facilitar o acesso para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, na Região Metropolitana.

- Com relação a Cumbica, nós deveremos soltar no próximo mês a licitação do Expresso Aeroporto, que incluirá o projeto executivo e as obras. Ao mesmo tempo, temos o plano de fazer o metrô leve, um veículo leve de transportes, da Estação São Judas do Metrô até Congonhas - disse Serra.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: