13.2.11

Infraestrutura: confirmada segunda pista do aeroporto de Salvador

Infraero apresentou ontem projeto ao Governo da Bahia. Pista medirá aproximadamente 2.400 metros, pouco menor do que a existente, que mede exatamente 3.050 metros

Com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, Salvador receberá mais um reforço para a sua infraestrutura: o Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães ganhará uma segunda pista principal. Ontem à tarde, o secretário estadual de infraestrutura, Otto Alencar, participou de uma reunião com Paulo Sérgio Ramos Pinto, assessor da Infraero, empresa que administra os aeroportos. Na oportunidade, foi apresentado o projeto. Na mesma ocasião, também foi discutida a reforma dos terminais de passageiros, que será feita no próximo ano pela Infraero.


Projeto apresentado pela Infraero prevê que a 2ª pista medirá aproximadamente 2.400 metros

O projeto inicial apresentado pela Infraero prevê que a segunda pista principal (O aeroporto já conta com uma pista secundária, mas para aviões de menor porte) medirá aproximadamente 2,4 mil metros. Hoje, o aeroporto possui uma pista principal que mede 3.050, mas a assessoria de comunicação da Infraero reforça que esta medida dependerá dos estudos ambientais que serão realizados. Esses estudos de viabilidade serão executados pela empresa Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental e representa um contrato no valor R$ 1,2 milhão.

De acordo com os documentos apresentados ontem, o prazo máximo para execução dos estudos ambientais  será de 395 dias. Todo o estudo será executado de acordo com o Termo de Referência elaborado pelo Instituto de Meio Ambiente da Bahia (IMA) e aprovado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram). Já os recursos serão garantidos pelo governo federal.

Em nota a imprensa, a assessoria de comunicação do Escritório Municipal da Copa (ECOPA), informou que Leonel Leal, representando a Prefeitura de Salvador, solicitou a antecipação da construção da segunda pista do aeroporto. 

“Precisamos de mudanças substanciais para garantir melhorias em nossa estrutura aeroportuária. O aeroporto de Salvador está entre os mais movimentados do Brasil e é necessário aumentar nossa capacidade, independentemente até da Copa.”, avaliou. O governador Jaques Wagner participará de uma reunião hoje a tarde para conhecer o projeto da Infraero.

Dados do próprio setor traduzem a necessidade de ampliação do terminal: no último ano, houve um crescimento de quase 10% no fluxo de passageiros, atingindo 7,68 milhões. Entre 2008 e 2009, o Aeroporto de Salvador apresentou crescimento de 18,4%. Em decorrência do aumento da demanda, a Infraero também projetou reformas para melhorar a infraestrutura do terminal de passageiros. 

Reforma 

Segundo a assessoria de comunicação da Infraero, serão substituídos todos os elevadores e escadas rolantes, haverá banheiros com maior capacidade e uma nova rampa de acesso que levará do nível superior da garagem direto aos portões de embarque, além de obras de paisagismo. Ao todo, o projeto envolve R$ 45 milhões em recurso.

As obras estão previstas para início em fevereiro de 2012 e serão realizadas durante doze meses, sendo concluídas em março de 2013. A Infraero acrescenta que a capacidade do aeroporto de Salvador é de 12 milhões de passageiros.  Ele responde por mais de 30% da movimentação de passageiros do Nordeste.

Novo Aeroporto de Ilhéus terá estudos ambientais

Na mesma reunião de ontem, a Infraero e a Secretaria de Infra-Estrutura do Governo do Estado discutiram a construção do novo Aeroporto de Ilhéus. Já está confirmado o estudo de viabilidade ambiental, que será realizado pela Hydros Engenharia e Planejamento Ltda, no valor de R$ 2 milhões. De acordo com os documentos, o prazo máximo para execução dos estudos ambientais em Ilhéus é de 425 dias.

Os estudos também serão analisados pelo IMA e pelo CEPRAM, assim como será feito no Aeroporto de Salvador. Segundo a Infraero, o novo aeroporto tornou-se necessário devido à limitação de comprimento da pista de pouso do atual e das condições de urbanização em torno dele, que provocaram restrições operacionais para a aviação comercial.

Fonte: Correio 24h

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